Turma da Mônica envelhece em 2012

0
O blog do Planeta Gibi fez um post interessante sobre a Turma da Mônica ontem,no dia 20/07/11!
Confiram a matéria abaixo:
Mauricio de Sousa, em entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo, disse que a Turma da Mônica (Jovem, supomos) começará a envelhecer, ano a ano, a partir do final de 2012. Os personagens vão "amadurecer, se alistar no Exército, casar e ter filhos". Mauricio pensa nessa evolução como uma história ininterrupta, "deixará de ser quadrinhos". A revelação veio a reboque da explicação para o beijo de Mônica e Cebolinha na capa da edição #34 do mangá.


Mauricio disse ao jornal que a Panini o alertara da queda de vendas em três edições seguidas de TURMA DA MÔNICA JOVEM. "Falei 'Não por isso! Vamos fazer o Cebolinha e a Mônica namorarem'."

A edição com a comentada capa teve tiragem, então, de 500 mil exemplares. Mauricio não deixa de falar que o impressionante número teve recepção algo blasé, demonstrando o preconceito existente com os quadrinhos por aqui. "Se um livro vende 5 mil cópias, já é considerado um best seller. Se vendemos 500 mil gibis, dizem 'tudo bem', acontece."

Louvável em sua sinceridade (ou zero hipocrisia), o cartunista não esconde a ideia de que promover o envelhecimento "natural" da turma servirá bem a propósitos de mercado, com possibilidades maiores de licenciamentos.

Tanto a capa com o beijo como o anúncio agora inusitado (e como tantas outras ocorrências envolvendo a Turma, das quais cita-se o suposto personagem gay no gibi da Tina) denunciam o faro apurado de Mauricio e sua equipe para a manutenção dos personagens na mídia por meio de dispositivo por muitos identificado como factoide. Mas que para a MSP, afinal, traduz-se em inegável exposição e sucesso.

O texto da Folha, que ocupa quase uma página inteira no caderno Mercado (e não na Ilustrada, como se poderia supor), discorre ainda sobre a queda de vendas de gibis nos EUA e no Japão, com a preocupação que tem as megacorporações, donas desses personagens, com as possíveis consequências desse declínio em suas verdadeiras galinhas dos ovos de ouro, que são os licenciamentos e os filmes blockbusters que deles são gerados. Como exemplo de ação de tentativa reparadora, o jornal cita a reformulação que a Warner promoverá em breve no Universo DC (que reiniciará todos seus gibis pelo #1 e trará mudanças em seus personagens, como o ícone Superman).


Leia texto na Folha.com aqui e aqui.

Fonte:Planeta Gibi Blog

PS:não queria que isso acontecesse,mas tudo bem!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

David Guetta feat Nicki Minaj-Turn Me On